
Um estudo da Universidade de York, no Canadá, publicado esta semana no Journal of Experimental Social Psychology, revelou o que a maioria dos cristãos já sabia: crer em Deus dá mais coragem às pessoas para assumirem riscos. Os pesquisadores analisaram apenas aquelas ações que são “moralmente neutras”, como as recreativas, tipo escalar montanhas, e as sociais e profissionais, como mudar de emprego.
Importante ressaltar que essa propensão a assumir mais riscos não está relacionada a atitudes consideradas imorais, como o uso de drogas, ou os moralmente positivos, como ajudar uma pessoa necessitada, algo que costuma já ser natural ao cristão.
“Nosso estudo cuidadosamente elaborado confirmou que aqueles que acreditam que Deus os protegerá de consequências negativas se sentirão mais confiantes em realizar atividades potencialmente perigosas ou incertas por causa da percepção de uma rede de segurança”, explica Cindel White, uma das pesquisadoras do estudo.
Para chegar a essa conclusão, os voluntários do estudo foram questionados sobre em que situações a sua fé e crença em Deus lhe dariam a força necessária para assumir algum risco.
Apesar de não ser possível mensurar se uma pessoa cristã é mais propensa a correr riscos do que alguém que não acredita em Deus, os pesquisadores afirmaram que ficou nítido a importância da crença em Deus na tomada de decisões.
“Estes resultados apoiam o argumento de que, à medida que os cristãos vivem a sua vida diária, estas crenças sobre Deus podem ser usadas para decidirem correr um risco. Faz sentido que isso faça parte de um conjunto mais amplo de crenças religiosas que ajudem as pessoas a lidar com a incerteza, o medo e os fatores de estresse na vida cotidiana e as ajudem a ver as suas vidas de uma forma mais positiva”, justifica a pesquisadora.
Confira alguns versículos sobre a importância da fé na vida do cristão:
1. “Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos”. Hebreus 11:1
2. “Jesus respondeu: ‘Eu asseguro que, se vocês tiverem fé e não duvidarem, poderão fazer não somente o que foi feito à figueira, mas também dizer a este monte: Levante-se e atire-se no mar’, e assim será feito”. Mateus 21:21
3. “Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam”. Hebreus 11:6
4. “Por isso, irmãos, em toda a nossa necessidade e tribulação ficamos animados quando soubemos da sua fé”; 1 Tessalonicenses 3:7
5. “Pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança”. Tiago 1:3
6. “Mantendo a fé e a boa consciência que alguns rejeitaram e, por isso, naufragaram na fé”. 1 Timóteo 1:19