Desaprovação de Lula vai de 56% a 64% entre evangélicos; entre católicos recuou de 62% para 57%, aponta pesquisa

Números apresentados pelo PoderData, a trajetória histórica da pesquisa mostra que a taxa de reprovação do governo entre cristãos está em ascensão

Foram necessários apenas nove meses de governo para a desaprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) despencar entre evangélicos e católicos. A informação vem de uma pesquisa realizada pelo PoderData, com dados colhidos entre 2,5 mil eleitores de 212 municípios das 27 unidades da Federação. A coleta aconteceu no período de 24 a 26 setembro de 2023 com margem de erro de 2 pontos percentuais.

Dentre os eleitores entrevistados que se identificam como evangélicos, 64% reprova o novo governo. No começo do ano, esse número era de 56%, ou seja, a rejeição ao petista aumentou oito pontos percentuais. Ainda entre os cristãos protestantes, 31% aprovam o governo Lula. Em junho, este número era de 34%, ou seja, caiu três pontos nos últimos meses.

Continua após a publicidade..

A pesquisa mostra, ainda, que entre aqueles que se identificam como católicos – grupo mais próximo do presidente desde a campanha eleitoral – a aprovação também recuou. Foi de 60% em junho para 57% nesta rodada. Numericamente, trata-se do menor percentual de Lula neste estrato. A desaprovação entre os católicos também está em ritmo de alta. Saiu de 31%, em janeiro, foi para 33% em junho e agora está em 36%.

O eleitorado evangélico, conforme dados dos pesquisadores, é um dos segmentos de mais difícil penetração para o petista. Durante a campanha, Lula tentou se aproximar do grupo, mas teve dificuldade de crescer. Depois de eleito, não houve grandes esforços do governo para se aproximar dos evangélicos.

PAUTA PRÓ ABORTO E DROGAS – Para o doutor em teologia, o pastor Israel Carvalho, as pautas defendidas pelo governo Lula, como a descriminalização do aborto e drogas, podem ser apontadas como as vilãs do descrédito do presidente entre os evangélicos. “Essas questões ideológicas contra os princípios de Deus distanciam o petista da ala conservadora evangélica. E a tendência é só crescer, ainda mais agravada pelas visitas constantes do presidente aos países comunistas, como Cuba”, pondera o especialista.

Continua após a publicidade..

Tags

Compartilher:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conecte-se conosco

Receba novidades em primeira mão