
Um estudo realizado pela Data-Makers em parceria com a Dolores, intitulado O Brasil Evangélico, revelou que 31% dos evangélicos já deixaram de comprar produtos ou marcas que consideraram desrespeitosos aos seus valores religiosos. Esse dado destaca a importância da sensibilidade das empresas em relação às crenças desse público, que tem mostrado cada vez mais influência nas decisões de consumo no Brasil.
De acordo com a pesquisa, para os evangélicos, o respeito aos valores religiosos por parte das marcas é essencial. Para 78% dos entrevistados, as empresas devem alinhar suas práticas e comunicações aos princípios religiosos desse grupo, sendo que 36% consideram essa questão como “muito importante”.
A pesquisa também revela que 20% dos evangélicos afirmaram ter deixado de entrar em lojas ou consumir produtos de marcas que não condizem com seus valores religiosos, reforçando a necessidade de as empresas entenderem as crenças desse público e se posicionarem de maneira adequada.
Além disso, o levantamento aponta que a preferência por produtos evangélicos é significativa entre os entrevistados, com 59% dos evangélicos declarando que preferem esses produtos, e 58% dispostos a pagar mais por eles. Isso reflete uma tendência crescente de consumo voltado para itens que reforçam a fé e se alinham aos valores religiosos dessa parcela da população.
Esse comportamento de compra mostra a relevância do segmento evangélico no mercado, que, com 35% da população brasileira, está se tornando um público cada vez mais consciente e exigente quanto aos produtos e marcas com os quais se relaciona. As empresas que desejam conquistar esse público devem estar atentas ao respeito aos seus valores religiosos para evitar perder espaço nesse importante mercado.