
Donald Trump será o 47º presidente dos Estados Unidos, assumindo o cargo em uma cerimônia marcada para 20 de janeiro de 2025, ao meio-dia, no horário de Washington, D.C. Embora a apuração dos votos ainda não tenha sido concluída, a contagem que levou o candidato republicano à vitória teve início na noite de terça-feira (5/11) e avançou pela madrugada de quarta-feira, permitindo que a eleição de Trump fosse consolidada.
A disputa com a democrata Kamala Harris, atual vice-presidente do país, foi uma das mais acirradas dos últimos tempos. Trump assegurou a vitória para o seu segundo mandato presidencial ao atingir os 270 delegados exigidos pela norma eleitoral.

Um dos feitos de Trump foi ter conquistado todos os delegados de estados-pêndulo como Pensilvânia, Geórgia, Carolina do Norte e Wisconsin, sendo este último o resultado que definiu a eleição favorável aos republicanos.
Discurso de vitória: Durante seu discurso de vitória na manhã de quarta-feira, Trump afirmou que Deus poupou sua vida para uma missão, referindo-se aos atentados que sofreu em julho e setembro, enquanto estava em campanha presidencial. “Muitas pessoas me disseram que Deus poupou minha vida por uma razão, e essa razão era salvar nosso país e restaurar a América à grandeza”, disse Trump. “E agora vamos cumprir essa missão juntos.”
Autoridades políticas e lideranças evangélicas cumprimentaram Trump pela vitória, como Franklin Graham, que deixou uma mensagem no X (antigo Twitter): “Oro para que você olhe para Deus todos os dias em busca de Sua orientação e sabedoria”, escreveu o pastor.