
Na próxima quarta-feira (26/6), é celebrado o Dia Internacional de Combate às Drogas. Em 2009, a Junta de Missões Nacionais (JMN), da Convenção Batista Brasileira (CBB), lançou o projeto Cristolândia e desde então atua na recuperação e ressocialização de usuários de drogas.
Ciente de que o problema da dependência química afeta todo o país, com consequências gravíssimas que vão desde o aumento da violência até a destruição de famílias, a JMN enfrenta a realidade e oferece oportunidades que viabilizam mudança de vida.
Atualmente, são 40 unidades em todo o país. Só em 2023, mais de 100 mil pessoas foram atendidas e mais de 900 mil refeições foram servidas no projeto.
No mesmo ano, mais de 1.500 pessoas foram acolhidas e 160 completaram o trilho da Cristolândia – programa que compreende a desintoxicação até a ressocialização completa. Assim, essas vidas foram ressocializadas e transformadas. O Programa de Ressocialização Cristolândia dura em média 24 meses, variando de acordo com o desenvolvimento de cada pessoa acolhida.
Em julho, a Cristolândia irá completar 15 anos. Os testemunhos de vidas transformadas já foram destaque em vários veículos de comunicação.
Uma das vidas transformadas pela iniciativa é Ruam Miguel, de 36 anos de idade. A mãe dele disse que já passou mais de quatro meses sem notícias do filho, que estava nas ruas. Mas um dia, ela recebeu o telefonema de um pastor que encontrou Ruam e contou que e o jovem queria ajuda.